Custos

Olá pessoal,

Criamos essa área em nosso site para documentar todos os custos envolvidos nesse processo, para que vocês possam se programar e também e ter melhores parâmetros de quanto investimos em busca desse sonho. Sendo assim, seguem abaixo os custos de cada etapa e também algumas informações complementares:

– IELTS

O primeiro passo desse processo foi a inscrição no IELTS (prova de proficiência do idioma inglês) que é exigido pelo Red River College.

Custo da inscrição: 500,00  BRL

Segue a página do British Council onde pode-se obter maiores informações a respeito do teste: http://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/testes-valores-locais

– Tradução Juramentada

Para se inscrever no Red River College, além do IELTS, foi necessário traduzir alguns documentos da minha esposa utilizando uma tradução juramentada (A tradução pública, comumente conhecida como tradução juramentada no Brasil, é a tradução feita por um tradutor público, também chamado de tradutor juramentado. O Tradutor Público e Intérprete Comercial – nome correto do ofício – habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros e português, é nomeado e matriculado na junta comercial do seu estado de residência após aprovação em concurso público)

Custo total da tradução: 465,00 BRL

Segue o contato da tradutora que contratamos e que recomendamos a quem possa interessar:

Carnevale, Maria Cristina V. (Ingles)
Rua Arandu, 696
04562-031 São Paulo, SP
Tel: 5506-2870 / Fax: 5507-2712
E-mail: maria.carnevale@terra.com.br ou cristinacarnevale@hotmail.com

Para saber mais sobre quais documentos foram traduzidos, acompanhe o post AQUI

– Envio da documentação

Após termos recebido o resultado do IELS e os documentos traduzidos, enviamos todas as informações necessárias para o Red River College em Winnipeg. Para isso utilizamos (a principio) os serviços dos Correios Brasileiros, porém a remessa retornou por algum motivo que até hoje não sabemos. Após isso, resolvemos contratar um serviço especializado e dessa vez enviamos via FedEx.

Custo total do primeiro envio via Correios: 65,00 BRL

Custo total do segundo envio via FedEx: 223,00 BRL

Para saber mais sobre essa “saga” do envio dos documentos, acompanhe o post AQUI

– Taxa de Inscrição – Red River College

Para iniciar o processo junto ao Red River College, foi necessário pagar uma taxa inscrição.

Custo total da taxa de inscrição: 300 CAD

obs… Não é necessário pagar todo o valor do curso no ato da inscrição, porém você terá de comprovar ter o valor total quando for aplicar para o visto.

O valor dos cursos variam bastante, então aconselho vocês a procurarem no site de cada instituição de acordo com cada formação.

– Processamento dos Vistos

Após recebermos a carta de aceitação do Red River College, o próximo passo foi realizarmos a aplicação para os vistos de estudante para a minha esposa e de trabalho para mim. Fizemos a aplicação presencialmente através do VAC em SP. Seguem abaixo os valores que pagamos bem como os serviços adicionais que contratamos:

Taxa do visto de Estudante (study permit): 300 BRL
Taxa do visto de Trabalho (open work permit): 310 BRL
Taxa de serviço de processamento da solicitação (study permit): 62,60 BRL
Taxa de serviço de processamento da solicitação (open work permit): 62,60 BRL

Serviços adicionais (opcionais) que contratamos no VAC:

Assistência para preenchimento de formulários (study permit): 37,30 BRL
Assistência para preenchimento de formulários (open work permit): 37,30 BRL
Notificações via SMS (study permit): 4,02 BRL
Notificações via SMS (open work permit): 4,02 BRL

Por experiencia própria, não recomendamos a contratação dos serviços de assistência para o preenchimento de formulários. Contratamos pois não havíamos visto os formulários antes de aplicar, porem uma vez que vimos, notamos que eles tão totalmente intuitivos, onde você deve preencher apenas dados familiares e escolares/profissionais, bem como os dados da instituição onde você irá estudar. De qualquer forma, não é um valor exorbitante, e para quem se sentir mais seguro com o auxílio, vá em frente.

Custo total das taxas de processamento/aplicação dos vistos: 887,84 BRL

Segue link do VAC para maiores informações: VAC

Para saber mais como foi o nosso processo de aplicação para os vistos, acompanhe o post AQUI

– Exames médicos

Após darmos entrada no processo do visto, o consulado solicita a realização dos exames médicos (Urina, HIV 1 e 2, VDRL (Sífilis) e Raio-x de Tórax), caso você vá ficar mais de 6 meses no Canadá. O consulado também envia junto com a solicitação dos exames um link para consultar uma lista de consultórios credenciados a realizarem os exames. No nosso caso, escolhemos o consultório do Dr. Dankwart,  localizado no Hospital Albert Einstein (Tel: 2151-5114) e escolhemos essa opção apenas pela facilidade de realizar a consulta e os exames no mesmo local, e no mesmo dia.

Custo total das consultas: 600 BRL (300 por pessoa)

obs. Para a consulta não são aceitos convênios médicos, o exame de Urina estava incluso no valor e é feito na hora.

Raio-X de Tórax – 416,40 BRL (208,20 por pessoa)
HIV 1 e 2 – 319 BRL (159,50 por pessoa)
VDRL (Sífilis) – 104,08 BRL (52.04 por pessoa)

Como os exames médicos são realizados no próprio hospital, são aceitos convênios médicos. Porém, a categoria do nosso plano (Bradesco Saúde Empresa – Top Nacional) não tinha cobertura e por isso tivemos que pagar pelos exames.

Solicitamos o reembolso das despesas e dos 1.439,48 reais gastos, a Bradesco Saúde nos reembolsou 1.000,00.

– Passagens Aéreas:

E por fim, mas nao menos importante, conseguimos uma ótima promoção na compra das passagens aéreas. Iremos voar pela Air Canadá indo de São Paulo -> Toronto e Toronto -> Winnipeg.

Custo total das passagens aéreas (dois adultos): 4.097,00 BRL

Conseguimos essa promoção no site Melhores Destinos e recomendamos para aqueles que ainda não compraram que acompanhem as promoções diariamente. Já utilizamos esse serviço anteriormente e nunca tivemos problemas.

– Resumo total dos custos:

Serviço Reais   (BRL) Dólares   (CAD)
IELTS     500,00
Tradução Juramentada     465,00
Envio da documentação     288,00
Inscrição – Red River College 300,00
Processamento dos Vistos     887,84
Exames médicos  1.439,48
Passagens Aéreas  4.097,00
Total 7.677,32 300,00

obs1… Conforme citamos acima, o Bradesco Saúde nos reembolsou 1.000 reais dos  1.439,00 gastos entre consulta e exames médicos. Dessa forma o custo total do processo cai para 6.677,32 BRL + 300 CAD.

obs2… Não informamos o valor do curso em si pois esse caso é particular para cada tipo de curso. Por enquanto é isso pessoal, uma vez estando em Winnipeg faremos outros posts referentes a custo de vida, mas por hora, esses foram nossos investimentos até o momento.

Até mais e vamos em frente!

Abraços,

Tarsio & Claudia

 

 

 

 

 

23 thoughts on “Custos

  1. Pingback: Colocando os assuntos em dia…!!! | Alvares in Winnipeg

  2. Pingback: Quanto investimos? | Alvares Family…

  3. Até que enfim alguém organizado para dispor os custos corretamente! Thaks a lot! Acabam de ter mais um seguidor! Estou torcendo por vocês daqui do Brasil. Ano que vem pretendo começar a minha saga também! Tudo de melhor para vocês aí! Abraços

    • Fala Christian, tudo bem rapaz?

      Muito obrigado pela força! Estamos tentando colocar aqui o mais detalhado possível para que nossas informações sirvam de parâmetros para o pessoal que esta indo também!

      Fico feliz que tenha ajudado um pouco!

      Em breve iremos atualizar novamente!

      Abraços e obrigado novamente!

      Tarsio Alvares

  4. Tarsio, quais os documentos acadêmicos foram traduzidos? A sua esposa aplicou para Pós Graduação, correto? Vocês traduziram apenas o diploma de nível superior dela? Ou foi necessário o histórico escolar da faculdade?

    • Olá!! Os documentos traduzidos foram os seguintes:
      -Histórico escolar do Ensino Médio
      -Diploma do Ensino médio
      -Histórico escolar da Faculdade
      -Certificado de conclusão da Faculdade

      Por isso que as traduções ficaram um pouco caras, muitas laudas!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só entrar em contato!
      Claudia

      • Poxa Claudia, entendi. A minha dúvida era justamente essa. Achei que traduzindo só os documentos de nível superior já mataria a necessidade dos docs do ensino médio, mas pelo visto não, né? Muito obrigada! Abraços

      • Você já sabe pra qual College irá aplicar? Caso seja a Red River é necessário a tradução dos documentos do ensino médio mesmo, talvez para outros Colleges seja diferente mas não sei dizer com certeza. Talvez se vc falar com algum representante do college ou buscar no próprio site consiga descobrir.
        Abraços!!

  5. Saudações, Tarsio e Cláudia!

    Parabéns pela organização e qualidade das informações em seu blog.
    Agradeço pela disposição de vocês em compartilhar sua trajetória com muitos que, como eu, também têm esse sonho canadense.

    Coincidentemente, pretendo fazer o mesmo curso que a Cláudia no RRC. Inclusive já enviei minha application.

    No entanto, tenho algumas dúvidas: Vocês compraram passagens de ida e volta? O valor discriminado na tabela é referente à round trip?
    Só por curiosidade…Quando vocês embarcam?

    Faço votos de que vocês sejam muito bem-sucedidos em tudo (como já têm sido).

    Grande abraço

    Paulo Mesquita

    • Olá Paulo, tudo bem?

      Primeiramente muito obrigado pela força e pelo incentivo!

      Ficamos felizes em ajudar, se quer um pouco, aos que também tem o mesmo sonho que a gente!

      Com relação as passagens, compramos ida-volta, mas apenas pelo fato de já estar em promoção. Quando fizemos as pesquisas, muitas vezes passagens somente de ida estavam mais caras ainda. Nós iremos simplesmente ignorar a volta e não utilizá-la.

      Com relação aos valores discriminados, são somente referente ao processo de solicitação do visto e todas as etapadas envolvidas. O consulado Canadense exige que você comprove ter em torno de 12.000,00 CAD para suprir um ano de despesas durante o período do curso. Porém esse valor nao colocamos na tabela.

      E sobre o embarque, estamos indo no final de novembro desse ano.

      Abraços,

      Tarsio Alvares

      • Parabéns pelo sucesso e obrigado pelo blog esclarecedor. Mas uma dúvida, esse valor em média 12.000 CAD é para cada um ou para o casal?
        Se não for exigir muito da vida pessoal de vocês, gostaria de saber se vocês levaram money suficiente para alugar casa por lá por até 1 ano (como as vezes é exigido), mobiliar, e eventuais emergências, ou foram no limite e seja o que Deus quiser…?

  6. Tarsio,
    Já sei que estão em Winnipeg, acompanho o blog e a publicação de vc no meu grupo no Face, parabéns pela conquistas, me diz uma coisa vc traduziu algum documento para aplicação do visto? e esse valor de $12.000 é adicional aos valores por pessoa do consulado?!

  7. Olá! Obrigada pela postagem, adorei!
    Esse valor que você precisa comprovar no consulado, tem que estar na conta por quanto tempo antes da aplicação do visto?
    Outra coisa, já me falaram que tem quer ser 13 mil outros falaram em 14 mil cad. Tem algum valor oficial ou esse valor é apenas recomendado?

  8. Nossa, acho que nunca vi um post de custos tão bem colocado!
    Adorei! Inclusive temos o mesmo plano de saúde de vocês rsrsrsrs
    Demoraram para conseguir data com esse médico? Acho que vamos fazer com ele, já que você disse que já da pra fazer os exames lá mesmo! Já agiliza e já gostei disso rsrs
    Muito obrigada por todas as informações, estão nos ajudando muito!
    Estão curtindo WP? 😀

    Beijos, casal.
    Tata

  9. Olá. Descobri o blog de vocês pois também estamos nessa de ir para Winnipeg para estudar. O meu marido irá fazer um pós na Red River. minha dúvida, em relação aos valores que eles pedem para despesas, você citou 12.000 CAD. esse valor seria por pessoa ou para os dois? No caso, nós temos um filho pequeno (2 anos).. talvez esse valor aumentaria em razao dele. Bom, obrigada pela atenção! Abraços!

    • O valor requerido é de 10mil para 1 pessoa, para casal aumenta para 12mil, não tenho certeza sobre crianças, mas imagino que talvez se aplique + 2mil (como no caso da esposa/marido). E a soma final ficaria 14mil (mas não tenho certeza, seria legal vc conferir nas diretrizes do Canada)

  10. Oi casal! Adorei o post! Super organizado e esclarecedor. Uma dúvida: A Claudia teve que fazer algum teste/prova no RRC para comprovar o nível de inglês, ou bastou a apresentação do IELTS Academic com as notas requeridas?

  11. Prezado Tarsio,

    Parabéns pela informações!
    Muito úteis!

    Tenho uma dúvida. Quanto à comprovação de renda para fazer o college.

    Vi no site oficial CIC que é necessário comprovar um valor de $10,000 para quem for fazer o college e em torno de + $4,000 para o dependente.

    No meu caso seria $18,000 no total (esposa + filho). Ou seja estou quase desistindo 😦

    Existe alternativas para que uma pessoa pobre como eu que com muito sacrificio juntará uma grana que não chegará nem perto disso, conseguir ir???

    Estou à anos juntando a grana e só estou na metade do valor do College apenas!!! 😦

    Caso eu tenha que provar que tenho 18 mil dolares levarei uns 10 anos nesse ritmo 😦

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s