Colocando os assuntos em dia…!!!

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Gostaríamos de pedir desculpas por ter deixado o blog “abandonado” nessas últimas semanas, mas podem ficar tranquilos porque vamos contar todas as etapas do processo que aconteceram até agora, ok?

Carta de Aceitação

Recebemos a carta de aceitação da Red River para minha pós-graduação em International Business no dia 16/06! Eeeeeeeeeee!!!

Como contamos no post anterior enviamos os documentos dia 03/06 via FedEx e eles chegaram lá na RRC em 06/06.

Acceptance Letter

Férias

Passamos o mês de Julho no Alabama, onde fiz intercâmbio em 2005 (acho que foi lá que meu sonho de morar fora começou). Durante os 6 meses que morei lá e os 9 anos decorrentes criei uma amizade muito especial com a minha host Family e desede que voltei do intercâmbio já nos visitamos diversas vezes, até na nossa formatura do colégio e no nosso casamento eles vieram. Foi um tempo muito bom de descanso, conversas gostosas e refeições deliciosas. Recarregamos a “bateria” pra dar continuação aos nossos planos e nem preciso dizer que assim que nosso vôo pousou em SP já começamos a conversar sobre o nosso próximo passo: dar entrada no visto.

Processo do Visto

Bom pessoal, existem algumas maneiras de aplicar para o visto e abaixo vamos descrever aquela que consideramos e os motivos pelos quais não escolhemos as outras formas:

Aplicação Online: parece bem simples, você deve preencher um questionário que te ajuda a definir qual tipo de visto a ser escolhido e quais documentos/formulários devem ser enviados. Porque não escolhemos: Medinho! Deixa eu explicar melhor: Fiquei com algumas dúvidas no preenchimento do questionário, sem saber se havia escolhido as respostas corretas e aí comecei a questionar se isso afetaria os formulários que eu precisava preencher, e se faltasse algum? E se eu estivesse preenchendo o formulário errado? E se…??? Várias dúvidas começaram a pairar e o que parecia bem simples foi ficando complicado e aí abandonamos essa opção. Porém, segundo o que temos lido, a aplicação online costuma ter um processamento mais rápido.

Aplicação com Despachante/Empresa de Viagens: Nunca fomos muito “fãs” dessa idéia, enviar nossos documentos para uma terceira “pessoa” fazer a aplicação era algo que nos deixava um pouco incomodados, talvez pela nossa experiência que tivemos com os correios na hora de mandar os docs pra faculdade (como explicamos em posts anteriores) e também levando em consideração as histórias negativas sobre empresas que acabavam esquecendo de enviar o documento X ou o formulário Y e com isso o candidato recebia um “Não” do Consuldado.

Aplicação presencial – VAC (SP): Fomos no VAC inicialmente pra tirar algumas dúvidas sobre datas, formulários, documentos necessários e afins, eles conseguiram tirar todas nossas dúvidas e o fato deles serem “licenciados” pelo Consulado nos deixou mais confortáveis (sabemos que leva um tempo maior para eles processarem os pedidos do que se tivéssemos optado pelo Online), então no dia seguinte (01/08)  fomos até lá com os seguintes documentos:

***Study Permit *** (No meu caso)
-Passaporte
-Holerite (3 últimos)
-Extrato Bancário (3 últimos meses)
-Extrato da Poupança
-Cópia simples da certidão de casamento
-Carta de Aceitação da Escola
-Imposto de Renda com recibo de entrega
-Fotos 3×5 (podem ser tiradas no VAC)
-Comprovante de Pagamento da Taxa Consular (realizar o pagamento antes de ir para o VAC)

***Work Permit (Open Work Permit) *** (No caso do meu marido)
-Passaporte
-Contrato social da empresa contendo as ultimas alterações contratuais (Meu marido presta serviços e trabalha como P.J)
-Extrato Bancário (3 últimos meses) (Levamos também os extratos da conta bancária da empresa)
-Cópia simples da certidão de casamento
-Imposto de Renda com recibo de entrega
-Fotos 3×5 (podem ser tiradas no VAC)
-Comprovante de Pagamento da Taxa Consular (realizar o pagamento antes de ir para o VAC)

Com relação aos formulários de aplicação, nós (e nosso medo) optamos por preencher o formulário com ajuda de alguém do VAC (esse serviço é cobrado por eles) – NÃÃÃO façam isso, acho que foi o maior desperdício de dinheiro até agora, os formulários são SUPER simples, pedem informações bem básicas como data de nascimento dos pais, empresas onde trabalha/trabalhou e etc.) Também optamos por receber mensagens de texto nos informando sobre o andamento do processo, e vale a pena (para os ansiosos como nós!).

Vamos incluir os valores de todos os passos na nossa página de Custos.

VAC

Próximos passos…

Agora estamos ansiosamente esperando o pedido de exames, mas queria deixar uma dica pra vocês: Depois que vocês derem entrada no visto, independente da forma escolhida, NÃO fiquem fuçando sites e fóruns, tentando comparar o tempo de espera com outras pessoas, isso só atrapalha e acaba nos deixando mais agoniados, pesquisem sim e MUITO só que ANTES do envio porque se pesquisar depois fica aquela sensação de “pulga atrás da orelha”, sabe?

Um exemplo foi o Fábio Araújo ter me perguntado se nós havíamos enviado uma carta de intenção…para o meu desespero…adivinhem? o VAC não havia pedido isso e por isso nós não havíamos enviado…o que aconteceu??? Liguei pro Tarsio na hora pra contar, desesperada, achando que talvez isso fosse prejudicar nossas chances de tirar o visto, procuramos informações em fóruns, ligamos pro VAC, perguntamos pra pessoas que já haviam conseguido o visto mas no final das contas, não tinha mais o que fazer.. nosso processo já está em análise e só temos que esperar. E caso vocês tenham ficado curiosos, o VAC não pede esse documento e algumas pessoas que inclusive já estão em Winnipeg não enviaram a bendita carta de aceitação…Ufa!)

Esperamos ter ajudado!!

Se tiverem qualquer dúvida é só entrar em contato, ok?

E-mail: alvaresfamily@hotmail.com

Abraços a todos!

Tarsio e Claudia!

Anúncios

3 thoughts on “Colocando os assuntos em dia…!!!

  1. Parabéns pela carta de aceitação, muito feliz por vocês 😀

    Eu a 1ª vez que solicitei o meu visto, ele foi negado, eu fiz atravez da agencia SOS Canada, foi a mairo burrada que eu jpa fiz,
    Na 2ª vez eu fiz via VAC, porém os forms eu preenchi sozinho, só fui lá, para eles verificarem se estavam certo, e solicitar o passo a posso por SMS, eu fiz a 1 carta, explicando os motivos que eu queria ir para o Canadá, e etc. e em 10 dias teve a resposta para retirar o passaporto no VAC, chegando lá, qnd abro o envelope visto emitido, essa é a melhor sensação de todas, 😀

    Boa sorte, logo logo vocês estaram aqui em Winnipeg,
    agora é verão daqui a poco chega o inverno e será novamente Winterpeg rsrsr

    Abraços
    William

    • Oi William!!
      Obrigada por contar um pouco da experiência negativa que você teve com a agência, isso com certeza pode ajudar quem ainda está se decidindo!!
      Só de ler seu relato da resposta do visto já deu um friozinho na barriga e uma alegria imensa!! 🙂
      Não vejo a hora de sentirmos essa sensação ( e o frio de Winterpeg!!) hahaha

      Um abraço!!

  2. Olha que engraçado, eu estava mesmo procurando alguém que tenha feito pelo VAC e os documentos certinhos a serem enviados!!!! ADOREI! O blog de vocês é bem completo e ajuda muito quem está seguindo pelo mesmo caminho, ou seja, já esta nos ajudando muito!!!!! *_*
    Fiquei com receio da parte da carta de intenção..Mesmo o VAC não pedindo, rola aquele medinho rs Estamos pensando em fazer pelo VAC, se fizermos, vou mandar a carta mesmo assim rs

    Obrigada pelas ajudas e informações, sério, muito uteis! Estou amando e devorando o blog de vocês!
    Parabens, Tata.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s