Menos Correios e Mais Pesquisas

Olá pessoal,

Vamos iniciar esse post dizendo pra vocês uma coisa que até pode parecer obvia, mas para nós não era.

Se você pretende enviar documentos importantes referentes ao seu processo de imigração para qualquer país, não contrate os serviços dos Correios brasileiros. Procure por opções como FedEx, DHL e etc.

Esse nosso alerta se deve a experiência pessoal que tivemos com esse serviço, e claro que pode ter sido uma exceção à regra.

Pois bem, após minha esposa realizar a prova do IELTS e recebermos os resultados, reunimos toda a documentação dela (históricos escolares, comprovantes de graduação, documentos traduzidos e etc.) e enviamos para o nosso contato em Winnipeg que está nos auxiliando no processo junto ao Red River College. Utilizamos o serviço EMS – Express Mail Service dos Correios onde nos foi garantido pela atendente que a entrega não retornaria de forma alguma, ficando disponível no Canada Post caso as tentativas de entrega ao destinatário fossem finalizadas, bastando apenas o destinatário se dirigir até o local de recebimento e retirar o documento.

Porém, imaginem vocês…não foi assim que as coisas aconteceram. Enviamos a remessa no dia 19/05/2014 e até então estava tudo certo, o rastreamento sendo atualizado corretamente e no dia 26/05/2014 recebemos atualização que o documento já estava em Winnipeg, porém ainda não havia sido entregue ao destinatário final (a partir daí já estávamos comemorando essa primeira conquista “a chegada dos documentos”). Tranquilos que os documentos já haviam chegado, no dia seguinte 27-05-2014 consultei novamente o rastreamento para ver se a entrega havia sido finalizada e foi então que nos deparamos com a seguinte mensagem:

Imagem

“International item has left Canada”. COMO ASSIM? Deixou o Canadá? Estava voltando? Não entendemos nada. Entramos em contato com o Canada Post e com os Correios e nenhum dos dois nos informaram o real motivo da devolução, apenas recebemos o status de que o documento seria devolvido ao remetente.

Enfim, aguardamos ansiosos o retorno dos documentos e torcendo para que os mesmos não fossem extraviados/danificados, e graças a Deus hoje recebemos os documentos de volta em nossa casa.

Imagem

Notem que não marcaram nenhum motivo de devolução no envelope.

A missão de amanhã será postá-los novamente, mas agora via FedEx!!!

Apenas para informação, a postagem via EMS – Express Mail Service dos Correios nos custou R$ 65,00 para um documento de aproximadamente 0,5 kg e chegou em Winnipeg em 7 dias. O mesmo documento ira nós custar R$ 223,00 para postagem via FedEx – Entrega Expressa com previsão de chegada em 2 dias.

E vamos em frente, com muita emoção haha….

Abraços a todos!

Tarsio e Claudia!

8 thoughts on “Menos Correios e Mais Pesquisas

  1. Oi casal, que estranho isso! Eu mandei os meus documentos via EMS também, sem problemas. Mas já li em outros blogs reclamando sobre os correios.

    Pelo que vocês falaram (que os documentos já estavam no Canadá) parece um erro dos Correios do Canadá.

    Agora vai seguir tudo tranquilo, tenho a certeza.

    Abraços!

    • Fala Eduardo!!!

      Tudo bem rapaz?

      Pois é, foi muito estranho mesmo pelo fato de não termos nenhum indicativo do motivo do retorno, mas não tem problema. Hoje mesmo encaminhei novamente os documentos mas agora via FedEx, e a estimativa de chegada lá em Winnipeg é até quinta-feira 05-06-2014.

      Vamos nos falando!

      Abraço,

      Tarsio!

  2. Ola tudo bem? Primeiro quero desejar boa sorte para voces e depois dizer que estou iniciando o processo com meu marido, vcs dois fizeram o IELTS? Ou um de voces dois vao para estudar o ingles e depois entrar com o college?

    Abracos e na torcida da chegada dos documentos….rs

    • Olá Vanessa, tudo bem por aqui, e com vocês?

      Primeiramente muito obrigado pelo comentário e pela torcida!!!

      Que legal que vocês também iniciaram o processo, já possuem mais ou menos o plano definido? Irão para Winnipeg mesmo?

      No nosso caso é o seguinte, apenas minha esposa fez o IELTS pois a universidade exige para aceitação no curso. No caso dela ela irá cursar international business (pós-graduação) no Red River College e eles exigem uma nota de 6.5 no geral e 6 na prova escrita (isso para que você não tenha que fazer um curso preparatório de inglês antes de iniciar o curso em si), como minha esposa conseguiu as notas de aceitação ela irá fazer direto o curso, sem a necessidade do inglês prévio. E no meu caso eu irei com o visto de trabalho que terá a mesma duração que o curso da minha esposa (um ano).

      Existem algumas regras como por exemplo após ela concluir o curso ela tem direito a mais um ano para trabalhar e teoricamente colocar em pratica o que ela aprendeu, e o meu visto se estende por esse período também.

      Basicamente esse é o nosso plano haha, e estamos então agora aguardando os docs chegaram no college e se Deus quiser a carta de aceitação, para depois partirmos para o processo no consulado.

      Conte um pouco mais sobre vocês e no que pudermos ajudar conte conosco.

      Abraço,

      Tarsio!

  3. Olá Tarsio, tudo bem?

    Parabéns pelo blog, está ótimo,

    Assim como você, e eu estou já aqui em Winnipeg, e posso te dizer que a cidade para mim, é ótima. estou muito feliz aqui, e cada vez mais apaixonado por Winnipeg, e por Manitoba.

    Eu precisei de um certificado da policia federal do Brasil, eu utilizei os correios, como carta registrada, levou um tempinho, porém chegou aqui sem problemas nenhum.

    Eu adicionei vocês lá no meu blog!!

    Abraço

    • Olá Wiliam, tudo bem?

      Muito obrigado pelo comentário e pelo incentivo!!! Nós já acompanhamos seu blog e é muito legal ler sobre a experiencia de vocês!!! Cada relato nos deixa mais próximos de Winnipeg!!!

      Espero que no final do ano estejamos por ai com vocês!!!

      Os documentos da minha esposa chegaram hoje la em Winnipeg, dessa vez enviamos via FedEx e foi tudo tranquilo graças a Deus!!!

      Vamos nos falando!!!

      Abraços,

      Tarsio e Claudia!!!

  4. Ola Alvarez tudo bem? Pode me tirar uma dúvida? Voces enviaram para a escola a documentação original? Pelo q estive lendo a escola pedi e fiquei com receio de enviar.

    Grata abraços!!!

    • Olá Vanessa, tudo bem por aqui, e com vocês?

      Nós enviamos sim, toda a documentação da minha esposa foi a original, inclusive o resultado do IELTS (esse tivemos um pouco de receio de enviar pois o conselho britânico não emite segunda via, apenas enviam uma via para instituição de ensino se você solicitar, mas pode demorar bastante, de qualquer forma o College exige o original então tivemos que mandar mesmo), o resto da documentação não é tao crítica assim pois foram apenas os certificados de conclusão da graduação e do ensino médio e também os históricos de ambas, não enviamos o diploma em si pois não era necessário uma vez que o certificado de conclusão bastava.

      Olha só, enviando via FedEx nós não tivemos nenhum problema, toda a documentação chegou em 1 dia e meio, até antes do que o previsto, quanto a isso podem ficar tranquilos.

      O que você pode fazer também é tirar cópias autenticadas dos seus documentos, já é alguma garantia.

      Quanto ao último comentário de vocês, não sei se vocês viram, mas nos respondemos no mesmo post, qualquer coisa da uma passada la!!!

      Abraços,

      Tarsio e Claudia!

Deixe uma Resposta

